Ganhar dinheiro de uma forma fácil é o principal objetivo de criminosos que aplicam golpes. Seja por telefone ou aquela "ajudinha" nas agências bancárias, muitas vezes a desinformação da vítima de como esses golpes podem ser consumados pode causar grandes prejuízos financeiros.
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Pensando em coibir crimes, principalmente aos aplicados em idosos, a Polícia Civil gaúcha lançou uma campanha de prevenção a golpes. Para isso, foram elencados os seis tipos mais comuns registrados em ocorrências policiais. Veja:
COMPRA EQUIVOCADA
Acontece geralmente por telefone: uma pessoa comunica a compra de um valor elevado com o cartão do idoso e tenta confirmar dados como nome, endereço, número de conta e cartão, coletando as informações pessoais. Jamais confirme dados por telefone. Qualquer dúvida, procure o seu banco.
PROCESSOS JUDICIAIS
Uma carta ou telefonema informando que o aposentado tem uma causa ganha na justiça, mas que precisa pagar honorários para o advogado ou custas processuais para poder receber a indenização. Os criminosos informam contas de laranjas para que os idosos depositem o dinheiro. E, claro, os idosos nunca recebem o dinheiro. Desconfie principalmente se você não tem nenhuma causa na justiça.
TROCA DE CARTÃO
Golpistas costumam instalar um aparelho nos caixas eletrônicos para reter o cartão. Isto ocorre, principalmente, nos finais de semana. Se o cartão ficar retido, procure um funcionário credenciado dentro da agência ou deixe o cartão na máquina e, posteriormente, peça você mesmo para que seja cancelado. É melhor deixar o cartão no caixa do que aceitar ajuda de um estranho.
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SAIDINHA DE BANCO
Idosos nem sempre dominam tecnologia, tendo muitas vezes dificuldades em fazer operações nos caixas eletrônicos. Os golpistas se aproximam das vítimas identificando-se como funcionários do banco e oferecendo ajuda. Dessa forma, coletam dados pessoais, a senha e o código de segurança do cartão. Recuse ajuda e procure resolver pendências dentro da agência com funcionários credenciados.
CARRO DO SOBRINHO
Por telefone, uma pessoa pergunta a quem atende a chamada se ela sabe quem está falando. O idoso fica na dúvida e a pessoa diz ser um sobrinho distante. O idoso fica envergonhado por não lembrar. Na conversa, a pessoa diz que o carro quebrou no meio da estrada e pede dinheiro para o conserto. Se a pessoa cair na narrativa, o golpista passa os dados bancários na tentativa de conseguir dinheiro por meio de uma transferência bancária ou depósito. Para evitar cair neste golpe, tente conseguir mais informações. Não é vergonha esquecer alguém.
CARTÃO
Outra fraude que também acontece é o criminoso ligar e dizer que houve uma compra de um determinado valor utilizando o cartão do idoso. Os criminosos geralmente sabem todos os dados da vítima, que vai confirmando outras informações, como o código de segurança do cartão, sem perceber que é um golpe. Neste caso, diga que você prefere ir à agência bancária resolver.